segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Como mudar um país?

Estou inspirado por um certo post em um outro blog. O que vim fazer aqui não é dar sugestões positivistas de como o Brasil pode melhorar.

Eu já cheguei a pensar que a melhor solução para o mundo era o fim da raça humana. Mas tem tantos países que dão certo por ai, mesmo com o pleno exercício do egoísmo humano. Então não acho que o problema esteja apenas no homem, mas no conjunto social inteiro em si, em como ele coopera consigo.

"Ahn, que conclusão inteligente, Sr. Leonardo!"
Né? Acho que falei obviedades aqui. Mas tudo bem, prossigamos com o raciocínio.

Isso me lembra o falecido blog do Fodaman, "O Lageano Grosso", que com todo seu mal humor e acides, alegrava meus dias com protestos dignos de um "esquerdista anti-esquerda, anti-direita e nada centrista". Muito estranho, mas ok.

Ele era como eu, mais um inútil que não levanta a bunda da cadeira pra mudar o mundo, mas sabe ficar reclamando do mesmo. E ele admitia isso. Saudades daquele blog. Fico me perguntando os motivos pra ele ter o deletado. Embora ele estivesse mudando um pouco a forma de visão de seus posts. Talvez estivesse amadurecendo? Ou apaixonado?
É, porque ele esteva mais deprimido e "pseudo-otimista". O primeiro sinal de que ia parar foi quando ele retirou a possibilidade de comentar. Era tão foda as briguinhas nos comentários. *-*

O T-rex, o guaxinim irlandês, o Urso, o Budah, etc. Era muito engraçado. xD

Bem, mas se foi. Se foi o colunista representante das massas insatisfeitas e coçadoras de saco do nosso país. Seu blog nunca chegou a despontar entre os principais da Blogosfera, mas na minha opinião sempre teve o nível para tal. Embora no começo eu tenha ficado chateado - como bom otaku que eu era na época - foi ilária a série de 3 posts sobre o Japão e suas bizarrices. Eu simplesmente me cagaria de rir se lesse hoje.

Mas voltando ao nosso país: Há solução?

Eu ouço todos os dias as pessoas reclamarem, as pessoas dizerem que não dá mais pra ficar desse jeito, que o Brasil precisa mudar. Só que no caso, elas fazem isso de maneira egoísta, como se só sua classe sofresse ou merecesse atenção. Mas ok. Agora, se você fala de tomar uma atitude, todas dão pra trás. Tenho um colega de serviço que vive falando que vai montar um grupo revolucionários, com treinamento de guerrilha nas FARQS, e coisa e tal. mas tudo em tom de deboche, da boca pra fora. Outro que só fala, nem sonha em agir.

Fico pensando se isso não é uma forma dessas pessoas instigarem alguém que tenha mais coragem que elas a tomar alguma atitude, ou se é falta do que fazer. Talvez seja o grito do povo por;

- "Você, que eu não conheço, mas se esconde em algum lugar! Oh, grande revolucionário dos altiplanos nacionais! Por favor, apareça e me dê uma luz para que eu possa sonhar que este país tem algum futuro!"

Pra piorar a situação, a gente acaba perdendo o animo de se rebelar quando vê pequenos grupos sendo esmagados pela mídia e pelo governo, sem se quer conseguirem resultados pelo que pedem. E esses mesmos são ridicularizados pelo povo, que devia lutar ao lado deles.

Mas ai eu venho a me defender de minhas próprias palavras!

E claro que é impossível se admirar gente que pensa que revolucionário é sinônimo de vândalo e acha que está abafando destruindo e desorganizando tudo que vê pela frente. Eu acho que a forma como a revolução tem sido encarada que está errada. Mas quando não há um conformismo, há um desejo de anarquista muito maior que o de ordem.

"Ordem e Progresso"

Ordem trás progresso! E o que falta hoje é exatamente ordem.

Isso é um pensamento do "movimento positivista" de August Comte - um dos mais importantes sociólogos da história da humanidade -, que prega que na ausência de "Ordem", não há "Progresso".

O que quero dizer é que uma revolução, no ponto de vista Positivista, deve ser organizada e não violenta, para que não abale a ordem social, mas que seja forte o bastante para que expresse o descontento do grupo social que deseja alguma mudança. Prega ainda que se não fosse possível através dessa atitude partiria-se, agora sim, para a revolução prática, aquela em que o povo se une e depõe seus algozes. Mas ai que está, as pessoas esquecem do fator ORDEM. Destroem tudo e acham que é bonito;

- "AH! É minha raiva! Tenho que expressa-la!". Sinceramente, isso é irracionalidade.

Como aqueles estudantes que invadiram Campus, e roubaram, depredaram e desorganizaram tudo e depois sairam com o rabo balançando.

O que mais dói nisso tudo é ver o descaso, o pleno gosto pela balbúrida dos falsos revolucionários, porque inclusive pesquisas cientificas - que levaram anos de estudo e milhões em investimento - foram simplesmente destruídas sem remorso e levadas ao esquecimento ou o ponto zero, novamente, por gente descabeçada que acha que revolucionar é dar dez tiros no próprio nariz, dez passos pra trás na cadeia evolutiva, comer dez pratos de merda e sorrir depois.

Você, que nunca soube o que significa os escritos em nossa bandeira. Que sempre achou que aquilo era enfeite porque alguém pensou que a bandeira estava muito vazia, leia isso:

Nós carregamos o bordão do Positivismo em nossa bandeira! Não é por qualquer merda que ele está ali, está para demonstrar que o Brasil almeja ser um país pacífico e que luta pelos seus direitos de forma inteligente.

O que vemos?

Gente "burra", falando merda, com rabos sentados sem atitude, reclamando sem tomar atitudes.
Vemos brutamontes, pseudo-revolucionários, que só pensam na baderna, fazendo revoluções sem sentido e destruindo todo o patrimônio histórico por quais os de bem de nosso país soaram tanto para construir.

Frise essa ultima frase que eu disse: QUE CULPA TEM OS ARTISTAS, OS CIENTISTAS E O PATRIMÔNIO, pelo que é nosso país?

Será que ninguém entende que estamos atrás das pessoas; Queremos derrubar as pessoas; Aquelas pessoas que estão acabando com nosso orgulho de ser brasileiros?

Aliás, só os ignorantes , hoje, podem dizer de peito cheio "Tenho orgulho de ser Brasileiro". Porque esses não consideram vários fatores importantes de nossa sociedade, e acham que ser campeão do mundo no futebol, mulher bonita e paz-aparente é todo o paraíso. Aliás, nem "paz aparente" vivemos. Vivemos "paz hipocrita", já que só vivemos num país pacifico em nossas cabeças. Na verdade estamos em guerra civíl e ninguém enxerga.

Eu tenho muito mais a dizer, mas vou encerrar por aqui. Se algum dia voltar a tocar no assunto, criticarei o povo das favelas, os traficantes, estes que podiam fazer muito por si e seu país, mas preferem - também - se acomodar na vala fedida e por a culpa de suas desavenças na sociedade da qual eles também fazem parte. Que se negam a enxergar sua própria irresponsabilidade por não lutar pelos seus direitos.

Fui.

Um comentário:

  1. Muito bom o post! Acho que a situação do nosso país se resume a comodismo e egoismo: As pessoas se acomodaram aos problemas, achão tudo normal, e ao mesmo tempo são egoistas demais para lugar pelo coletivo, só pensam em si mesmas.
    Bons tempos eram aqueles do blog O Lageano Grosso! acompanhei todos os posts, mas nunca cheguei a comentar. Você sabe me dizer o que houve com o Fodaman? Você teria algum dos textos dele?

    ResponderExcluir