quarta-feira, 30 de julho de 2008

Racismo e hipocrisia

Essa coisa de racismo é tão engraçada. É bonito se ter orgulho de ter a pele negra, mas é feio ter orgulho de ser branco. Eu acho que essa coisa de se ter orgulho da pele é puro racismo. Essa coisa de ficar diferenciando etnias como se fosse o valor mais importante do ser, quando na verdade deviam ser nossas atitudes, é puro racismo. Foda-se a cor da pele. Mas as pessoas parecem não entender.

Num falei?

Um comentário:

  1. Tem uma música que fala "eu sou o que eu sou , não quero elogios, não quero pena". É exatamente essa a questão. Vários rótulos se aplicam, melhor ou pior, a cada pessoa. Negro. Branco. Brasileiro. Descendente de japonês. Homem. Mulher. Heterossexual. Pansexual. Latino. Europeu. Cristão. Muçulmano. Ateu.
    Os rótulos servem para facilitar o entendimento da diversidade, trazendo conceitos que a pessoa já conhece e que poderá modificá-los e aprimorá-los com a experiência. Mas as pessoas muitas vezes não fazem isso, e mantém esses preconceitos.
    Discriminação é tratar diferente, e trata-se diferente pessoas diferentes, logicamente. No entanto, quando a discriminação é baseada em preconceitos relativos aos rótulos em que a pessoa se enqüadra, ela muitas vezes passa a ser prejudicial e até opressora. Isso é mais claro em minorias, pois se é minoria é diferente do mais comum, e se é diferente fica mais evidente quando é tratada de forma diferente por culpa de conceitos pré-concebidos. Assim, como as minorias são oprimidos por ser quem são, ser o que é passa a ter uma conotação negativa. Por isso elas tentam se manifestar, tentando levantar orgulho de ser como são, tentando levantar a sua auto-estima derrubada. No entanto, é aí que mora o problema. Porque você se orgulharia de nascer como nasceu? Não é uma conquista sua. Você pode, talvez, se orgulhar de seus pais e de quaisquer coisas pelos quais tiveram que passar. Pode orgulhar-se das lutas dos seus antepassados. Mas ao colocar seu orgulho sobre o simples fato de ser negro, branco, vermelho ou amarelo... Você está aí se orgulhando daqueles que compartilharam seu rótulo e que foram longe? O que isso tem a ver com o rótulo deles? Ok, vamos dizer então que você se orgulhe sim do que eles alcançaram e de ter o mesmo rótulo que ele. Mesma coisa que se orgulhar de ter nascido no mesmo dia que Albert Einstein, por exemplo, grande conquista, mas não há nada de errado com isso. Mas então... Pessoas dos mais diversos rótulos alcançaram grandes coisas. Então vamos todos nos orgulhar dos nossos rótulos.
    Por outro lado, se uma minoria se orgulha de quem é pra subir sua auto-estima, ela está indo contra a maré de dizer que seu rótulo é algo errado. Se alguém de uma maioria afirma ter orgulho de quem é, está na verdade tendo orgulho de não pertencer à minoria, e portanto a oprimindo.
    Isso está errado. Se você pode ter orgulho de quem é só por ser, qualquer um pode, qualquer um que é.
    (Todos somos. Ou não somos? Eis a questão.)

    Ou então poderíamos simplesmente começar a nos orgulhar de nossas conquistas e das conquistas daqueles que amamos, e definir nossos preconceitos através das pessoas, ao invés das pessoas pelos preconceitos.

    ResponderExcluir