sábado, 2 de maio de 2009

Musicas pra se escutar (6)

Do novo disco do Guns n Roses, a musica que mais me fascina é uma que já ouvi gente dizer ser a mais chata delas - Eu discordo completamente destas pessoas. A faixa chama-se "Catcher in the rye" e indica ser uma espécie de homenagem ao consagrado livro de J.D. Salinger, de mesmo nome, que aqui no Brasil é intitulado "O apanhador no campo de Centeio".

Ela é considerada a primeira obra que colocava o jovem além de uma fase corriqueira do desenvolvimento do homem adulto, destacando-o como uma parte importante e única de todo o processo. É dito que, à partir desse livro, se criou o conceito de adolescência e juventude que existe hoje.

O livro, conta a "jornada" de um jovem perturbado por todos os problemas que nos bombardeiam nessa fase. Tudo começa depois de ele terminar com a namorada, sair do internato, por estar com péssimas notas, e estar imerso em contradições, numa crise existencial. Sob estas condições, ele tem que voltar pra casa dos pais e encará-los, assumindo suas falhas e as conseqüências delas.

A musica, então, fala na verdade sobre formação de um jovem no mundo. Suas duvidas, dilemas, pressão do mundo e a incompreensão. Aquela necessidade de ter alguém que nos entenda, de ser util pra alguém, pro mundo, pra algo... E a fúria... Aquele fogo que queima no peito do jovem, que já moveu revoluções - se me entendem.

E... também abrange a guerra. Os jovens recrutas e soldados sendo levados ao fronte de batalha. Sim... há muitas visões. Eu criei a minha também.

E bem... é uma musica linda tanto na letra, quanto instrumentalmente. É a minha favorita do Chinese Democracy.

Ai vai, espero que curtam.


Catcher in the rye
O Apanhador no Campo de Centeio
Composição: Axl Rose

Quando tudo é dito e feito
Nós não somos os únicos
Que olham para a vida desse modo
É o que os mais velhos dizem,
Mas toda vez que eu os vejo
Me faz desejar ter uma arma
Se eu pensasse que estava louco
Bem, eu acho que eu teria mais diversão
(Acho que eu teria mais diversão)

Ooh, O Apanhador No Campo de Centeio novamente,
Não vai te deixar ficar longe dele
(O amanhã nunca vem)
É somente outro dia...
Como hoje

Você decide
Porque eu não preciso,
Então eles irão descobrir
E eu não vou perguntar a você
Em momento algum
Ou por muito tempo depois disso
Se o frio lá fora
É como eu imagino ser
Que ele seja
Oh, não

Lana nana na na na
Lana nana na nana

Ooh, O Apanhador No Campo de Centeio novamente,
Não vai te deixar ficar longe dele
(O amanhã nunca vem)
É somente outro dia...
Como hoje

Quando tudo é dito e feito
Nós não somos os únicos
Que olham para a vida desse modo
É o que os mais jovens dizem
E se de alguma forma eles mudaram
Como eles sempre lembram de dizer...
Mas toda vez que eu os vejo
Me faz desejar ter uma arma
Se eu pensasse que estava louco
Bem, eu acho que eu teria mais diversão

Porquê o que costumava ser
Não está lá para mim
E está servindo à alguém
Que ficou...
Insano...
Como eu

Num dia comum
Não de um jeito comum
De repente a música que eu ouço
Não mais seria tocada
Para nenhuma pessoa
Ou pra ninguém
Que precisava de um consolo de alguma pessoa
Precisava de um consolo de alguém
Que se importou
Em ser
Não como você
E diferente de mim

E então as vozes partiram de mim
De algum jeito você colocou as rodas em movimento
Elas, que assombram as nossas memórias
Você era o instrumento
Você era o único
Como um corpo
Tirou um corpo
Você deu àquele garoto uma arma

Você levou nossa inocência
Para longe do nosso alcance
Algumas vezes a única coisa
Com qual contávamos
Quando ninguém mais estava lá

William Bruce Rose Jr


Nenhum comentário:

Postar um comentário