quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Cocegas, gargalhadas e o que sentimos

Hoje resolvi vir falar sobre algo que estive pensando, resultado de algo que ouvi não sei onde, mas que foi legal descobrir.

Vocês sabem porque sentimos cocegas?


Bem, as cocegas estão no corpo todo. Na sola do pé, no rosto, no braço, nas coxas, na barriga, nos ombros... A sensibilidade varia muito, como nos pés em que é preciso de movimentos bem delicados para que se sintam as cocegas -> Como uma pena acariciando, as pontas dos dedos ou um inseto.
Claro que há partes em que a sensibilidade é mais abrangente, que são aquelas em que nossos amigos e parentes chatos gostam de pegar pra nos encher o saco. As cocegas nos causam gargalhadas.

Qual a função dessas cocegas? Estão lá apenas para ser um ponto fraco? Um ponto onde vão nos zoar?

Não. Tem um motivo especial para a existência delas.

Já reparou que a primeira reação quando alguém pega num ponto seu em que você sente cocegas, é o de repulsa? Você tenta expulsar o que tocou no seu corpo. Pode ser correndo, ou girando, ou golpeando... Isso é um mecanismo de defesa do nosso corpo que funciona como um reflexo rápido para retirar do corpo alguma possível ameaça.

Veja, caso você tivesse que olhar, raciocinar, concluir o que está no seu corpo e só então ordenar que fosse retirado, poderia levar tempo demais e você podia estar morto por essa hora. Porém, como a natureza é sábia, desenvolveu esse comando de reflexo, causado pela cocega, e você se livra automaticamente do problema. Viram só? Tem uma utilidade!

Agora... Porque das gargalhadas?

Bem, as gargalhadas só ocorrem quando você não consegue se livrar daquilo que está te incomodando. É uma reação de repulsa reprimida do seu corpo. Perceba o tremelique generalizado em todos os músculos, inclusive o diafragma que é o que causa aquele som tremido e puxado que é a gargalhada. Percebe-se, então, que isso nada mais é que uma reação de nervosismo desencadeada pelo fato de que você tem que sair dali, mas não consegue porque "algo" te impede.

O que seria esse "algo" então?

No caso das cocegas feitas pelos chatos de plantão, é repulsa comum. A falha em se defender do ataque. Tanto que esse tipo de cocegas causa um certo mal-estar.

Mal-estar também ocorre quando você ri de algo vexaminoso que aconteceu com você ou com alguém próximo, ou no campo de visão, ou que você ouviu falar... Não é algo bom. O sentimento desencadeado é variado, mas é claro que você na verdade queria repelir, correr, fugir, mas está se segurando por algum motivo social.

Agora tem a risada de alegria. Bem, ela é aquela risada que dizemos às vezes "à toa". Imagine, você está num momento tão bom que deseja com todas as forças que aquilo não acabe nunca. Mas é tão perfeito que também seria muito mais perfeito se acabasse ali, naquele instante sem dar chance para algo dar errado. Mas você não deve, sente isso, sabe isso. Por algum motivo tem que ficar ali. E esse panico causa a gargalhada. A maior diferença dela para os outros tipos é que você sente prazer com ela. A não ser que você fique triste pois "sabe" que aquilo vai acabar. Mas nesses casos você sofre de depressão... então, cuidado.

O sentimento após a gargalhada de alegria é de prazer, e não de desconforto.

Procurem observar agora, quando estiverem rindo, isso que lhes falei: o sentimento que vem depois de rir. Tudo que falei foi baseado no que sinto, apenas usei como base um conhecimento advindo de nem sei onde. Espero que tenham achado tão interessante quanto eu, pois foi isso que me levou a decidir vir aqui dividir isso com vocês.

Suas risadas tem significado agora, então vamos atentar a elas para saber o que nos faz bem!

Fui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário