segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Revolução Ateísta?

Não, nada agressivo como uma revolução. Na verdade tão revolução quanto a acensão de Obama à presidência dos Estados Unidos. Bom Marketing. E pensando nisso, acho que o que está se provando é que no mundo capitalista, onde as guerras são repugnadas, a nova arma de modificação de conceitos é o controle da opinião pública, logo o marketing. O bom uso desta ferramenta, cria efeitos que repercutem de forma muito mais eficaz que qualquer outro veículo de comunicação. Aliás, isso não é de hoje, mas parece que é a "atitude" do século. Ou não. Admito que pode haver exagero nas minhas palavras.

Anyway:

"Provavelmente não existe Deus nenhum. Pare de se preocupar e aproveite a sua vida". Esta é a frase que está tomando conta de Londres.

A afirmação polêmica partiu de um grupo ateísta que apresenta motivos para duvidar da existência de Deus. Logo de início a campanha recebeu o apoio de um professor altamente respeitável, chamado Richard Dawkins, que acabou chamando a atenção da população e injetando £ 140.000 vindos de doações. Mais tarde a campanha já ultrapassava a casa dos R$ 18 mil em contribuições.

Com tamanho sucesso, a organização precisava de uma marca. Foi daí que surgiu a frase: “Provavelmente não existe Deus nenhum. Pare de se preocupar e aproveite a sua vida“. Em poucos dias, nada mais, nada menos que em 200 ônibus londrinos já carregavam o anúncio, conforme mostra a foto acima.

De acordo com o jornal Telegraph, a coisa não ficou por aí. Mais de 600 carros também transportam a frase por toda a Inglaterra, País de Gales e Escócia. Além disso, duas telas gigantes de LCD transmitem as mensagens na Oxford Street, centro de Londres, enquanto 1000 cartazes contendo citações não-crentes serão colocados nos metrôs.

Esta é a primeira vez que uma campanha publicitária atéia ganha espaço na Grã-Bretanha. Atitude talvez motivada pela linha de apresentação da organização, que usa pensamentos de Albert Einstein, Katharine Hepburn e Emily Dickinson para negar a existência de Deus.

Achou tudo isso muito agressivo? Alguns ateus que apóiam a campanha não e ainda ficaram decepcionados, pois o texto não declara categoricamente que Deus de fato não existe, o que poderia enfraquecer as diretrizes da campanha.

Hanne Stinson, diretor executivo da Associação Humanista Britânica, disse que os anúncios são “muito positivos” e que se destinam a tranquilizar agnósticos e ateus, mostrando que não há nada de errado em não acreditar em Deus.

Retirado daqui.

Toda revolução começa na Europa. Essa segue perfeitamente as regras da sociedade atual. Agressivamente sutil, não violênta. E o mais legal é que mostra que os ateus não são poucos, não estamos sozinhos ou espalhados demais. Tanta arrecadação e repercurção - positiva, ainda - é prova de que há muita gente por trás disso. E trancendeu as fronteiras nacionais, tomando toda a Grã Bretanha, não? Daí pra tomar o mundo todo, leva pouco tempo.

Assim espero que seja.

Ah, momento mesquinho: já viram lá o desabamento da Igreja Renascer? =o
Não será "castigo divino"? ;P
Meu dia será um dia feliz quando desabar uma sede da Igreja Universal. \o/

Tá, parei de maldade.

Bom começo de semana para todos. =)
E lembrem-se, provavelmente não existe Deus nenhum. Pare de se preocupar e aproveite a sua vida.

2 comentários:

  1. pare de fazer comentários cretinos ateus...XD

    vc vai pro inferno =D

    ResponderExcluir
  2. Não li o post porque estou morrendo de sono. Mas quando vi seu comentário no meu blog até me assustei! o.o Achei que me conhecesse e tal. Mas quem é você? Você me add e eu não aceitei? Desculpa! Fiz um profile novo porque o outro lotou, add lá!

    Beijos

    ResponderExcluir