domingo, 4 de janeiro de 2009

Pois bem, eu encontrei a palavra

Por muito tempo eu não sabia como expressar o que realmente me faz desgostar das bandinhas de rock atuais. As coisas que me fazem repugnar o emocore e o hardcore, entre tantos outros cultizinhos "indies" que surgem por ai. Aliás, o termo "Core" deve ser um novo estilo musical? Porque tem também um tal de metalcore ae, que também me dá nos nervos de vez em quando. Vou falar o que acho do "core" já já.

É verdade que lá atrás, quando eu ainda tinha meus 14/15 anos, eu gostei muito de CPM22 e era o auge da banda. Época em que eu era ainda mais pivete que hoje e não tinha muita coisa na cabeça. Com o tempo eu passei a não gostar mais de certas musicas e a ter um senso crítico mais criterioso. Quando veio o emocore, e que começou a se espalhar o odiosinho insensato e preconceituoso - também não vou mentir -, eu acabei indo na onda. Afinal, existe toda aquela coisa da afirmação da masculinidade e etc. Outra coisa que está em pé de igualdade com toda a baboseira dessas musicas "core". Tudo por causa de uma "cabeça vazia".

A gente sempre acha que sabe o bastante, que está pronto pro que der e vier. Mas é uma mentira, quantos pensadores já não disseram isto? Os mais respeitáveis, com certeza. Pois é impossível respeitar um homem que não admite seus próprios erros. Um homem que se acha perfeito é a plena imagem da ignorância, da arrogância e da burrice. Três adjetivos dos quais as pessoas querem se manter bem longe - ou pelo menos deviam. A prepotência é uma doença, mas às vezes tem cura. Basta abrirmos a mente e refletir sobre as cagadas que cometemos.

Claro, tem ser humano que mesmo depois de anos de vivencia não cresce nada em espírito crítico, mantendo seu QI em pé de igualdade com o de um rato de laboratório. É o caso de muitos brasileiros e não porque são pobres, mas porque são acomodados e egoístas. Na verdade é o caso do mundo inteiro, sejamos realistas.

Então vamos parar de enrolar, a palavra é Maturidade.

Sim. O que me irrita nestas musiquinhas atuais é a imbecilidade como as pessoas se expressam nelas, pondo toda sua mesquinhez e egoísmo naquilo como se o mundo fosse só suas vontadezinhas e dores de cotovelo. Você não tem que pensar, não tem que refletir, "apenas engula e faça o que eu quero se não eu choro". É isso que eles dizem. Entende?

Porque eu sou tão capaz de gostar de Legião Urbana e ouvir Capital Inicial (algumas musicas), mas sou incapaz de ouvir um Fresno ou NX Zero? Porque estes dois últimos constroem musicas sem cabimento, sem reflexão, pífeas, que me causam apenas pena do cara que escreveu uma merda daquelas. Às vezes me deparo com algumas gírias que me causam mais repugnação ainda. Vai aprender a falar português ou toque funk. :/

Eu sei que é difícil escapar dessas armadilhas. É um novo estilo literário que estamos vivendo? Nem tanto, não é de hoje isso. Mas, veja, quando você ouve uma canção triste do Ranato Russo, naqueles últimos discos do Legião (os mais depressivos, diga-se de passagem), você entende o cara. Aquilo é realmente um abismo profundo e você não pensa que ele é um bebê chorão nem nada. Porque ele se expressa corretamente e fala a verdade, há até uma identificação.
Agora meia duzia de moleques que mal saíram das fraldas ameaçam chorar se não forem agraciados com mimos - literalmente -, e você quer que eu me emocione? VAI TOMAR NO MEIO DO SEU CU, CARALHO... isso me dá nos nervos! É nojento! Como podem se rebaixar assim? Não digo masculinidade, mas digo: Cadê a merda da dignidade?

Talvez hoje em dia o bonito seja não ter dignidade. Faz sentido, até. Pra mim, ao menos, parece que os valores do bem e do mal estão completamente invertidos.

Eu me considero musico, tenho uma banda. Sei que vou ter que tomar muito cuidado, pois eu sei que ainda não sou tão maduro assim. Muitas coisas que escrevo/escrevi e estão aqui expostas, são de um nível de infantilidade que compete pau a pau com estas musicas que odeio. Por isso que admito a dificuldade. Mas há maneiras de contornar isso. Pare, olhe, reflita. É um cuidado que também tenho que tomar, mas veja... o comodismo humano nos levou a situação atual de nossa sociedade. É verdade que a gente sempre repugna a geração após a nossa, mas por algum acaso repugno minha própria geração. Não será isso o sinal de que algo está errado?

Incluo nessa lista todos os funks sem sentido (danças do créu e afins), os pops prostituticos (kelly keys, madonas, britineys), o rap de malandro ("ah, eu sou do gueto! Minha gangue é de arrazar!") pois são a destruição de qualquer expressão artística que possa ser levada à sério. Tudo bem que temos direito a nos divertir, a falar besteiras. Não discordo. Mas acho que falta alguma filosofia. Não a filosofia barata que esses indies querem nos empurrar goela à baixo! TUDO TEM LIMITE!
As pessoas acho que cansaram de pensar. Talvez, hoje elas repugnem isso e estejam querendo voltar a ser animais rastejantes. Na verdade isso faz muito sentido. Pode ser a verdade.

Esse termo core, usado nessas musicas, até que pode ser sim um novo estilo musical. Pra mim nada que tem core no final é rock. O som das bandas de 'core' é semelhante, também. Pegue uma banda atual de hardcore, daquelas melódicas que fazem tanto sucesso, uma do emocore e um do metalcore. O que as diferenciaram é:

Hardcore Melodico* = Menas habilidade, mais peso. É o estilo favorito dos atuais "musicos iniciantes", por ser fácil pra qualquer retardado tocar. Nem vocalista descente você precisa pra fazer uma musica nesse estilo. Lixônico.

*O "hardcore novaiorquino" é uma exceção à regra. Mas não deixa de ser hardcore. Talvez uma vertente menos ruim.

Emocore = Talvez uns enfeites a mais, um som característico abandonando o excesso de peso do hardcore, MAS ainda sim um hardcore melódico sem qualquer sinal de maturidade por parte dos músicos. Neste eles fazem letrinhas insossas, repetindo tudo que já foi feito em milhares de outras musicas de autores descentes, tirando pelo fato de que estão ameaçando chorar se não ganhar o power ranger vermelho no natal. E que estão se humilhando por uma patyzinha retardada como se não tivesse a minima dignidade. Romântico? Não, pra mim isso é falta de massa cinzenta. Nem de longe aquilo que eles dizem é uma declaração de amor. Talvez uma declaração de falta de amor próprio.

Quer algo romântico? É cafona, mas ouça 'More than words' do 'Extreme' ou 'Quase sem querer' do 'Legião Urbana'. Aprenda a falar como um adulto.

Metalcore = Cara, é hardcore mais melódico e com gritos. Eles acham que abafam, mas fazem o uso mais discriminado e idiota dos screamos e guturais que já vi na vida! Torna uma musica boa, um lixo! Porra, vão ouvir algumas bandas visual kei de respeito pra aprender a usar esses guturais. Existem varias que misturam essa coisa super inovadora de vocal melódico com o agressivo há muito mais tempo do que eles acham. Na verdade, ouçam "Nirvana"! Aquele primeiro disco, "Bleach"! Aquilo é um uso sensato do gutural e do screamo! Você sente a musica! Agora vão tomar no cú se acham que cantar metade da musica com voz de monstrinho é legal. É O MEU CACETE! E vão aprender a escrever musicas. (essa vale pra bandas como Glória, que esses emos gostam tanto)

O termo Core significa núcleo. E é verdade que lá dentro nos somos animais, irracionais, egoístas e acomodados. O crescimento desse estilo talvez se deva ao fato de que, depois que se atinge um estágio muito alto, o ser humano começa a regredir a sua natureza primata e esquece tudo aquilo que o fez um dia ser respeitável. Não sei... por que é difícil observar isso sem pensar essas coisas. Ao menos pra mim.

Talvez eu esteja muito velho. Mas esses filhinhos de papai que hoje em dia se consideram músicos, pra mim são apenas crianças que tem muito o que aprender. Talvez com meus 40 anos, eu já esteja num asilo. E nesse tempo, as rádios estarão mais infestadas ainda de novos tchubarubas e fresnos, e tudo que poderei fazer é ser nostálgico por causa de bandas que nunca ninguém ouviu falar, porque estavam perdendo tempo com lixo musical. Porque eram as bandas que diziam algo com nexo, mas que por isso mesmo não estavam sendo ouvidas por ninguém.

Talvez eu nunca faça sucesso. Só quero não cair na armadilha de cometer todos os erros que repugno. Não quero pra isso me policiar. Acho que temos o necessário pra ser melhores. Basta ser maduro.

Neste mundinho de cabeças vazias, o que falta pra por ordem no barraco é um pouco de maturidade. Um velho chato pra dizer a verdade.

Nem tenho certeza se o que disse não passa de uma grande coletânia de besteiras. Mas tudo bem. Disse o que precisava ser dito.

E você, se leu até o final, permita-me cumprimenta-lo. Possivelmente você deve concordar com algo que eu disse aqui. Ou não...

Nenhum comentário:

Postar um comentário